Campanhas
Ao longo do ano, a Escola de Guardiões participa de diversas campanhas socioambientais.
Algumas acontecem apenas uma vez, mas a maioria são permanentes e abordam questões fundamentais de nossa época, como Clima, Meio Ambiente e Direitos Humanos.
Confira algumas delas:
-
Emergência Climática
-
Proteja Nosso Futuro
-
Sextas Pelo Futuro
-
Abril Indígena
-Emergência Climática
A Escola de Guardiões atua em sintonia com as questões mais relevantes de nosso tempo. E a Crise Climática e Ecológica é, com certeza, uma das questões mais centrais de nosso século. Provavelmente, a maior delas.
Por este motivo, atento ao que a comunidade científica tem demonstrado e ouvindo o clamor de milhões de jovens ao redor do globo, a Escola de Guardiões tem incluído este tema em diversas atividades, através de peças artísticas, vivências e apresentações.
Além disso, em Setembro de 2019, durante a Semana Pelo Clima, declarou, oficialmente, estado de Emergência Climática. Esta declaração, além de simbólica, passou a nortear todas as decisões técnicas da Escola.
-Proteja Nosso Futuro
A Campanha Proteja Nosso Futuro (Protect Our Future, em inglês) foi lançada pelo Earth Guardians Global em 2014, com o objetivo de engajar jovens do mundo inteiro em pelo menos 4 ações durante o ano, com os temas: Terra (Março – Junho), Água (Junho – Setembro), Ar (Setembro – Dezembro), Clima (Dezembro – Março).
O Earth Guardians no Brasil participou de todas as etapas da Campanha, durante estes seis anos. E a Escola de Guardiões segue este mesmo conograma temático anual.
-Sextas Pelo Futuro
O Sextas Pelo Futuro (Fridays For Future, em inglês) é uma Campanha que surgiu à partir das Greves Estudantis pelo Clima, realizada à princípio pela jovem ativista Greta, transformando-se depois em um movimento global liderado por jovens do mundo inteiro, que também conta com o apoio de pais, professores e, claro, cientistas.
Esta Campanha chama a atenção para o fato de que os jovens aprendem muitas coisas na escola mas seu futuro encontra-se seriamente ameaçado neste momento, pela gravidade sem precedentes da Crise Ecológica e Climática.
-Abril Indígena
O Guardiões da Terra, desde seu início, em 2014, realiza ao menos um mês de mobilização pela causa Indígena, com objetivo de apoiar os povos originários em sua permanente luta por respeito à sua cultura e seus direitos.
A Escola de Guardiões participa através da organização de entrevistas com jovens indígenas, produção de peças artísticas como músicas e vídeos, palestras e outras atividades.
O objetivo desta campanha é dar visibilidade a jovens indígenas que também atuam através da música, literatura etc, fortalecendo seu protagonismo e abrir canais de comunicação e reflexão para que os não-indígenas possam se aproximar um pouco mais desta temática tão ampla e necessária.